Consumo ponta e fora ponta está diretamente relacionado ao planejamento e gestão energética das empresas para tornar o uso de energia elétrica mais consciente e econômico, certamente. Consumidores conectados em alta tensão (grupo A) encontram o valor de consumo ponta e fora ponta na fatura de energia. E como isso interfere na produção da sua empresa? Os picos e baixas de consumo geram diferentes tarifas que se paga pelo consumo de energia ao longo das horas do dia.
Período de três horas consecutivas do dia em que há maior demanda por energia, normalmente das 18h às 21h, excluindo sábados, domingos e feriados. Neste horário, a tarifa de energia e a demanda chegam a triplicar quando comparada aos valores aplicados nas demais horas do dia.
O aumento da tarifa nesse horário tem como objetivo reduzir o pico e não sobrecarregar as linhas de transmissão.
O período considerado fora ponta pode variar conforme a concessionária e de acordo com as características de seu sistema elétrico. Geralmente, o intervalo é das 00:00 às 17h59 e das 21h às 23h59.
Nesse intervalo não ocorre aumento da tarifa, pois o intuito é que viabilize o aumento na utilização nesse período que é vital para as empresas.
Ter conhecimento sobre a diferenciação de tarifas e o perfil de consumo da sua empresa, especialmente em horário de pico de energia, faz toda a diferença!
Um perfil bem mapeado com um planejamento energético bem-feito pode evitar custos desnecessários. Por isso, conte com a Infinity Gestão para otimizar os processos e operações do seu negócio. 🕘💡